domingo, 18 de setembro de 2011


Cronologia

1958 - Nasce Madonna Louise Veronica Ciccone, no dia 16 de agosto, na cidade de Bay City, Michigan (EUA).

1977 - Madonna muda-se para Nova York para estudar dança, com o famoso coreógrafo Alvin Ailey.

1979 - A cantora entra para o grupo de Patrick Hernandez , intérprete do sucesso disco "Born to be Alive" , e viaja com ele para Paris, onde conhece o músico Dan Gilroy . Depois de voltar para Nova York, Madonna forma com Gilroy seu primeiro grupo de música pop, o "Breakfast Club" , inicialmente como baterista, depois como cantora. O grupo dura um ano.
1980 - Madonna forma o grupo "Emmy" , com o baixista Stephen Bray.

1982 - Uma fita demo de Madonna vai parar nas mãos do produtor Mark Kamins . O primeiro single da cantora "Everybody" , produzido por Kamins, chega às paradas de sucesso dos EUA no final do ano.

1983 - Madonna emplaca os sucessos "Physical Attraction" e "Holiday" . O primeiro álbum da cantora, "Madonna" , chega às lojas em setembro.

1984 - Em março, "Borderline" se torna a primeira música de Madonna a entrar para a parada das dez mais tocadas nos EUA. No final do ano, sai o álbum "Like a Virgin" , o segundo de Madonna. Em dezembro, a faixa título chega ao topo das paradas, onde permanece por seis semanas.

1985 - Neste ano, Madonna torna-se uma celebridade mundial. Entre março e maio, "Material Girl" e "Crazy for You" chegam às paradas americanas. Em julho, estréia o filme "Procura-se Susan Desesperadamente" (Desperately Seeking Susan) , primeiro longa metragem com a cantora. Na cola do sucesso de "Procura-se Susan...", é lançado nos EUA o filme "A Certain Sacrifice" , feito por Madonna em 1979. As revistas Playboy e Penthouse publicam fotos da cantora nua, feitas em 1977. Em agosto, Madonna se casa com o ator Sean Penn 1986 - "Live to Tell" chega ao topo das paradas dos EUA em junho. "True Blue" , terceiro LP da cantora, é lançado em julho. "Papa Don't Preach" é a música mais tocada nos EUA. "Shanghai Surprise" , estrelado por Madonna e Penn , e produzido pelo ex-beatle George Harrison, é lançado em novembro.

1987 - No início do ano, "Open your Heart" é o quinto hit de Madonna a chegar ao topo das paradas dos EUA, e o terceiro do álbum "True Blue" . É lançado o filme "Quem é essa Menina?" (Who's That Girl) , terceiro longa com a cantora. "Who's That Girl" , tema do filme, chega ao topo da parada americana.

1988 - A cantora dá entrada no pedido de divórcio de Penn . Madonna estréia no teatro, na Broadway , com a peça "Speed the Plow" , de David Mamet.

1989 - Madonna se divorcia de Penn . A cantora lança "Like a Prayer" , seu mais ambicioso álbum até então. "Express Yourself", "Cherish" e "Keep it Together" chegam ao topo das paradas.
1990 - Madonna inicia a turnê "Blonde Ambition" , que estendeu por todo o ano. Em maio, a cantora emplaca o hit "Vogue" . A cantora estrela "Dick Tracy" (Dick Tracy) , ao lado do namorado Warren Beatty . No final do ano, a cantora lança a coletânea de grandes sucessos "The Immaculate Collection" , com as inéditas "Rescue me" e "Justify my Love" , que provoca grande controvérsia em torno de seu clipe, censurado pela MTV americana.

1991 - É lançado o filme "Na Cama com Madonna" (Truth or Dare) , um documentário sobre a turnê "Blonde Ambition" 1992 - Madonna lança a música "This Used To Be my Playground" , trilha do filme "Uma Equipe Muito especial" (A League of Their Own) , em que a cantora faz uma ponta. Madonna lança "Sex" , um livro com fotos eróticas da cantora e outras celebridades, como Naomy Campbell , Isabella Rossellini e Vanilla Ice , e o CD "Erotica".

1993 - Madonna excursiona com a turnê "The Girlie Show" , que passa pelo Brasil de 3 a 6 de novembro, com shows em São Paulo e Rio. A cantora faz o papel de uma mulher acusada de matar um milionário para ficar com seu dinheiro no filme "Corpo em Evidência" (Body of Evidence) , com o ator Willem Dafoe . No mesmo ano, Madonna aparece no filme "Olhos de Serpente" (Snake Eyes - Dangerous Game) , ao lado do ator Harvey Keitel.

1994 - Madonna lança o disco "Bedtime Stories" . O maior sucesso do disco é "Take a Bow".

1995 - Madonna inicia uma campanha para ganhar o papel de Evita na versão cinematográfica do musical homônimo, de Andrew Lloyd Weber, dirigida por Alan Parker. A cantora lança a coletânea de canções românticas "Something to Remember" . Madonna começa as filmagens de "Evita" . A cantora anuncia estar grávida de seu treinador físico, Carlos León . A cantora faz aparições especiais nos filmes "Cortina de Fumaça" (Blue in the Face) e "Grande Hotel" (Four Rooms) 1996 - Nasce Lourdes Maria , primeira filha de Madonna. "Evita" estréia nos cinemas. Madonna ganha o Globo de Ouro de melhor atriz (de musical ou comédia). A trilha do filme chega às paradas puxada por "Don't Cry for me Argentina" e pela inédita "You Must Love me".

1998 - Madonna lança "Ray of Light" , seu primeiro disco de músicas inéditas desde "Bedtime Stories" (94). O disco é produzido por William Orbit , e é extremamente influenciado pela música eletrônica.
2000 - Madonna estrela ao lado do ator Ruppert Everett o filme "Sobrou pra Você" (The Next Big Thing) . Nasce em agosto Rocco , filho da cantora com o cineasta inglês Guy Ritchie . A cantora adianta para setembro o lançamento de seu disco "Music" , previsto para dezembro, depois que as faixas do CD são pirateadas e ficam disponíveis para dowload na Internet, pelo programa Napster . A cantora estabelece um recorde de 9 milhões de espectadores para a transmissão online de seu show, no dia 28 de novembro, direto da Brixton Academy, em Londres. Madonna e Ritchie se casam em dezembro, num castelo escocês.

2001 - Em março, a MTV americana censura o clipe de "What it Feels Like for a Girl" , segundo single de "Music" , dirigido por Ritchie , por considerá-lo violento demais. Madonna anuncia em abril as datas da "Drowned World Tour" , sua primeira turnê em 8 anos. No dia 6 de junho estréia no site da BMW o filme "Star" , dirigido por Ritchie e estrelado por Madonna, parte de uma campanha publicitária da empresa automobilística. De 9 de junho a 15 de setembro, faz a turnê internacional "Drowned World Tour" . Em outubro começam as filmagens de "Swept Away" , primeiro longa em que a cantora é dirigida por Guy Ritchie. Em 12 de novembro sai a coletânea de sucessos "GHV2".

2002 - Em 13 de maio, Madonna estréia em Londres como a protagonista da peça "Up for Grabs" . A peça, que conta a história de uma marchande de artes gananciosa, marca a volta ao teatro da cantora, após um afastamento de 13 anos. Cantora grava tema musical e faz ponta no filme "Um Outro Dia para Morrer" (Die Another Day) , de James Bond. O filme Swept Away chega ás telas dos cinemas americanos e é cotado como uns dos maiores fracassos cinematográficos do ano.

2003 - Madonna tira de veinculação o clipe de American Life por ser muito chocante. Em 22 de abril, chega ás lojas o mais novo cd de Maddy: American Life, repleto de composições auto-biográficas. O novo single, Hollywood lhe rende uma aparição no VMA da MTV no dia 28 de agosto, ela não ganha nenhum astronauta de prata, mas é a figura central e chama todas as atenções quando beija Britney Spears e Chritina Aguilera na boca, em plena performance. Dia 10 de setembro chega ás livrarias de todo o mundo o primeiro de uma série de livros infantis: ''As Rosas Inglesas'' e faz muuuuito sucesso. Dia 10 é lançado o 2º livro, ''As Maçãs do Sr. Peabody'' e também em novembro é lançado o EP Remixed & Revisited contendo remix do cd American Life. O novo single do ál bum já está definido e pronto pra ser lançado: Nothing Fails, que chega junto com o lindíssimo clipe de Love Profusion.
2004 - Em 26 de abril, é lançado o terceiro livro infantil, "Yakov e os Sete Ladrões". Enquanto isso, rumores e mais rumores surgem. Até que se cosuma o fato: MADONNA DÁ UM GIRO ( em países do hemisfério norte, mundo apenas) COM SUA 6ª TURNÊ, THE RE-INVENTION TOUR. Os shows tem estréia marcada para o dia 24 de maio, em Los Angeles. No figurino: corpetes, roupa militar, cabaré, kilt e terninho, de famosíssimos estilistas, lógico. Foram 4 meses de furor entre os fãs e o mundo que acompanhava o show de disposição da mãe de família de 46 anos. Assistiram aos espectáculos um total de 880 mil pessoas, com os lucros da tour a rondar os 124 milhões de dólares. Considerada até aquele momento, a maior turnê de Madonna, com 54 apresentações em 20 cidades diferentes e passou por 7 países.No dia 8 de novembro, chega às lojas o quarto livro infantil: "As Aventuras de Abdi".
2005 - Este é uma grande ano. Dia 16 de janeiro de 2005, Madonna faz um apresentação solidária às vítimas do desatre do Tsunami que atingiu a Tailândia. Ela cantou Imagine, de Jonh Lennon, música que esteve no track list da "Re-Invention Tour". De novo e de novo é adiado o lançamento do DVD desta mesma turnê. Um teste para nossa paciência de fã. Dia 7 de março, chega às lojas o DVD da 5ª temporada da série "Will & Grace", com o episódio em que Madonna participa, "Dolls and Dolls". Dia 7 de junho chega ás lojas o 5º e último livro infantil, "Enrico de Prata".
No dia 3 de julho, Madonna volta ao mesmo palco em que esteve exatos 20 anos atrás: o do Live 8. Ela aparece deslumbrante, toda de branco, acompanhando os dançarinos. No dia 16 de agosto, dia de seu aniversário, Madonna quase nos mata do coração: Cai decima de um cavalo e quebra três costelas, a mão e a clavícula. Finalmente, o documentário "I'm Going to tell you a secret" é lançado. O filme trás os bastidores da sua última, tour Re-Invention. Ainda com uma tipóa no braço, Madonna trabalha duro nas gravações de seu novo cd inédito. A Motolora a contrata como garota propaganda de seu celular e para matar a imensa curiosidade dos fãs, lança alguns segundos de seu novo single "Hung Up". A música tem sua estréia dia 17 de outubro nas rádios. Dia 2 de novembro, Ela se apresenta no "Europe Music Awards", cantando "Hung Up" numa performance incrível.
No dia 15 de novembro, é chegado o grande momento: Chega às lojas do mundo inteiro o cd "Confession on a DanceFloor", considerado um dos melhores da carreira de Madonna. Totalmente dance e mixado. Um sucesso garantido. Ela saí numa daquelas minis-tours, fazendo show em famosas casas noturnas, para fins de divulgação.
2006 - Outro grande ano. Dia 8 de fevereiro, Madonna aparece numa performance maravilhosa, em dueto (de forma digital) com o grupo Gorillaz, no Grammy Awards. Mesma data de lançamento do novo vídeo, "Sorry". O single de "Sorry" chega às lojas dia 28 de fevereiro. E novamente Madonna presenteia seus fãs! Ela saí em excursão com a sua 7ª turnê da carreira. A "CONFESSIONS TOUR" estréia dia 21 de maio, em Los Angeles. Tem logomarca e divulgação toda baseada na arte gráfica do último cd. O estilista Jean-Paul Gaultier foi assinou todo o figurino do show, que é divido em quatro grandes blocos: "Equestre", "Acústico", "Oriente Médio" e "Disco". Como a "Re-Invention Tour", a "confessions Tour" passou apenas pelo hemisfério norte, mas desta vez, madonna visita o Japão com seu show. País que tinha visto Madonna ao vivo pela última vez durante a "The Blonde Ambition Tour". Mais uma vez, Madonna provoca alvoroço entre a comunidade católica, que condenava sua apresentação da música "Live To Tell" durante o show, onde Madge aparece simbolicamente cruxificada numa cruz inteirinha de diamantes, usando uma coroa de espinhos. Por causa disso, Madonna chegou a ser ameaçada por grupos rebeldes da Rússia, que não queriam sua presença no país.
Auto-promoções à parte, nenhum destes fatos fez com que Madonna sequer mexesse no repertório do show. Enquanto Madonna excursionava com seu show (e criava polêmicas), no dia 6 de junho, o CD/DVD ou DVD/CD "I'm Going to tell you a secret" é lançado contendo o esperadíssimo e lindíssimo documentário com algumas das performances da "Re-Invention Tour" e um cd com o áudio da mesma turnê.
É considerado o primeiro registro desta turnê, mas ainda não é o DVD do show. Ainda com madonna na estrada, é lançado tmbém o vídeo de "Get Together", terceiro single do cd. Madonna encerra as apresentações da "Confessions Tour" dia 21 de setembro, em Tóquio. A turnê é considerada a maior e de mais lucro para Madonna, batendo a "Re-Invention" em todos os sentidos. Foi arrecadada a incrível marca de 194.754,447,00 milhões de dólares e um público de 1.208.957 milhões de pessoas, em apenas 60 espetáculos, tendo sido 58 deles lotados.
Logo após o fim da tour, Madonna viajou para a África, onde usa sua fama para tentar alguma ajuda para aquela região. E os boatos se confirmam: Madonna adota o menino órfão de 13 meses de vida, David Banda, nativo do Malawi. E antes disso, ela gravou o vídeo de "Jump", que já pode ser visto na internet desde o dia 05 de outubro. "Jump" é o quarto single do cd "Confessions on a DanceFloor", gravado, no Japão, enquanto madonna ainda estava em turnê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário